Concurso Público Nacional de Estudo Preliminar de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo para o Parque da Cidade em Belém

Junho.2020

Belém - Pará, BR.

Equipe: Arqª Maria Raquel Rangel, Arqº Julio de Luca, Arqª Mariana Ventorini do Rego

A proposta para um parque nos possibilita campo para questionar e pensar as apropriações dos espaços públicos, de forma a oferecer para a população local um espaço ideal de relações e qualidade arquitetônica. Levar em conta o Plano Diretor junto a implementação da proposta do Parque da Cidade de Belém, onde ambos resultam da premissa democrática de participação popular nos abriu as portas para contemplar o espaço ideal que a população espera.

Um parque público deve ser democrático, acessível, inclusivo para além de seu limites e fronteiras, e através do seu plano de implementação e também pelo seu desenho arquitetônico, propomos diretrizes que integrem o Parque da Cidade a dois eixos estruturadores verdes, e que todas as portarias tragam o vivenciar desse espaço, de forma que os acessos principais ou secundárias, desenham e configuram o espaço de uma praça para a cidade, com isso contamos com o projeto do Parque e seis novas praças ao seu entorno.

Elaborar a proposta de um Parque para a capital de Belém no estado do Pará nos trouxeram muitos questionamentos, ideias, investigações e vontade de pensar e propor um Projeto semente.

O programa do parque contempla Teatro, Ginásio, Espaço Gastronômico, Espaço para feiras, Arquibancada, Pista de corrida, Área para pique-nique, Percurso das águas, Anfiteatro, Sanitários, Passarelas, Portarias, Pista de ciclismo, pista de corrida, Memorial da Aviação e muito mais.

O projeto previa a conversão do antigo “Aeroporto de Belém Brigadeiro Protássio de Oliveira” incluindo pista de pouso, em parque urbano.

Acompanhe abaixo um pouco da nossa proposta!