top of page

Casa das Corujas

Ficha Técnica
Residência unifamiliar nova, 2020 (projeto) 2022 (Obra)
Metragem: 270m²
Caçapava-SP
Arquitetura: Maria Raquel Rangel e Julio de Luca, Sertão Arquitetos
Fotografia: Manuel Sá

Fornecedores
Projeto de Estrutura: Gama Z Engenharia
Projeto de Instalações: Rewag Engenharia
Obra civil: C e G Empreiteira
Marcenaria: Lumax Movelaria (Guarda-corpo) e Dalmobile SJC
Mobiliário: Fernando Jaeger, We decor e Aeffe
Iluminação: We decor e Universo iluminação
Lareira: Lareiras Caminetto
Revestimentos: Roca Cerâmica, Cerâmica Atlas, Eliane, Olaria do Zeca, Tarkett
Esquadrias: Alumipremium

A02-DJI_0106-Editar copyright manuel sa.jpg

Em 2020 um casal nos procurou para desenvolver o projeto de uma casa. Durante a visita de reconhecimento do terreno, fomos recebidos por um casal de Corujas que havia feito toca ali e batizou o nome do projeto. O lote de 28 x 18m possui restrições de recuo, portanto para liberar uma área de jardim generosa, optamos pela tipologia de sobrado.


A demanda inicial era também o desafio do terreno: vencer o desnível transversal de 2m com a menor movimentação de terra possível. Para isso, dividimos o pavimento térreo em 2 patamares com desnível de 1m entre eles, se adequando ao perfil natural do terreno e reduzindo os muros de divisa à 50cm de altura.


Como partido da arquitetura organizamos a área social em uma “caixa” de 12,75 x 12,75m, localizada rente aos recuos, que ocupa essa área privilegiada do térreo em dois níveis. Isso permitiu concentrar a área íntima da casa mais reservada no segundo andar, destacada em um volume terracota de 5,70x14,20m, que pôde ocupar apenas a metade da área do térreo, possibilitando explorar uma espacialidade de pé-direito duplo.
A “caixa” da área social se abre completamente para o jardim interno, por meio de um grande pano de vidro protegido da insolação norte por um brise metálico, ao passo que a fachada virada pra rua é praticamente toda opaca, garantindo a privacidade aos moradores.


O “bloco” da área íntima atravessa a caixa como um monolito terracota, que abriga 3 quartos e 2 banheiros, sendo 1 suíte, e tem sua lateral subtraída pela área do escritório, revelando o interior desse monolito todo revestido em madeira. A área de circulação dos quartos foi projetada levemente mais larga que o convencional, permitindo transformar essa circulação em espaço de escritório e estante de livros aberto e integrado à área social, com um cantinho de leitura na única janela da fachada frontal.


Buscamos destacar a intersecção entre a “caixa e o bloco” com uma clarabóia, que rasga o teto de fora a fora, fazendo uma dança de luz ao longo do dia e que permite a ventilação por efeito chaminé, contribuindo para desempenho térmico da casa. Seguindo a mesma solução, clarabóias iluminam os banheiros, lavanderia e vestiário.


Para a área externa buscamos deixar o máximo de área livre para os jardins, árvores e a horta. A pavimentação foi feita com tijolo cerâmica maciço somente onde necessário e acompanha toda a arquibancada que suaviza o desnível entre os patamares. Por fim, a edícula ocupa todo o fundo do terreno em conjunto com o pergolado, provendo uma área de sombreamento pra piscina.


Prestes a iniciar a obra, procuramos uma forma de realocar as corujas e conforme previa um conhecido biólogo, o casal de corujas se alojou em um terreno vizinho. Passada toda obra, durante a visita de entrega das chaves, pudemos nos despedir da corujas, que marcaram presença no beiral da casa.

A01-_08A7082 copyright manuel sa.jpg
DV _.0 Diagrama 2.png
I08-DJI_0085 copyright manuel sa.jpg
DV _.1 Planta Pavimento Térreo.jpg
DV _.2 Planta 1°Pavimento.jpg
DV _.3 Planta Cobertura.jpg
DV _.4 Cortes.jpg
DV _.5 Detalhe.jpg
bottom of page